ICFML cria logo para identificação de mediadores de conflitos certificados
O ICFML que lançou em Portugal o programa de qualificação de acesso ao International Mediation Instituto, através da certificação de mediadores no sector privado acabou de criar um logo para identificação dos mediadores que tiveram sucesso nesta certificação. Processo divulgado mundialmente, onde a maioria das instituições de mediação internacional dão a possibilidade aos seus membros de se identificarem com a instituição, o ICFML não queria que em Portugal o processo fosse de menor qualidade.
“Os utilizadores e os advogados em mediação têm o direito de serem informados sobre a qualidade e o profissionalismo do mediador que vão escolher. Quando alguém no mercado português precisa de um Mediador, ou seja de um profissional da mediação, é importante a existência de dados sobre a pessoa que lhe permita fazer a escolha em total transparência e que possa, graças a standards de qualidade reconhecidos internacionalmente, ter a certeza de que esse mediador tem reconhecidas as suas capacidades, a sua formação, a sua experiência. A certificação do ICFML é a única que é efectuada posteriormente á formação e de forma completamente anónima. O examinador não conhece a pessoa que está a examinar, e além disso deve basear a sua avaliação em critérios específicos, pré-definidos e acordados pelo International Mediation Institute.” Assinalou Ana Maria Maia Gonçalves, presidente do ICFML aquando desta apresentação.
Com este logo, todos os mediadores certificados indicam aos seus futuros utilizadores que passaram por um processo de certificação que se regue pelos valores do International Mediation Institute, a saber Transparência + Padrões Profissionais + Informação factual + Orientação Imparcial.
Foi considerando a nível internacional que o processo de certificação, feito de forma independente, assume um papel cada vez mais importante como garantia de transparência e é uma mais-valia para a credibilidade, reputação e fiabilidade da qualidade do trabalho efectuado pelos dos Mediadores de Conflitos.
Esta certificação é feita em português e possível de ser obtida por qualquer pessoa que tenha efectuado um curso de mediação de conflitos, independentemente do organismo de formação onde se formou, da sua experiência ou do tipo de mediação que exerce.
O logo apresentado e que será disponibilizado a todos os mediadores certificados