A certificação ICFML é o primeiro passo que lhe poderá dar acesso à certificação do Internacional do International Mediation Institute.
A certificação é baseada nos critérios impostos pelo IMI e é constituída por
- – Um trabalho escrito
- – Aprovação num teste de escolha múltipla
- – Uma avaliação de role-play (interpretação de papéis) em vídeo
Para ter acesso à certificação deverá já ter completado um curso de mediação de conflitos, em Portugal ou no estrangeiro, de um mínimo de 40 horas. (com abordagem de temas específicos como a. princípios e objectivos da mediação; b. atitude e ética do mediador; c. fases do processo de mediação; d. forma tradicional de resolução de um litígio comparada com mediação; e. mediação quando utilizar , estrutura de uma mediação e desenrolar de uma mediação; f. quadro jurídico da mediação; g. habilidades, técnicas e prática de comunicação e negociação; h. habilidades, técnicas e prática de mediação, do mediador e como integrar todos os presentes na mediação).
Para obter a sua certificação ICFML tem duas opções:
- Seguir com o ICFML o processo de Certificação para Mediadores de Conflitos , que inclui todos os requisitos da certificação.
- Não seguir a formação com o ICFML e auto propor-se para passar a certificação. Neste caso, envie um email para nos e terá todas as informações necessárias.
O mediadores certificados ICFML têm autorização para utilizar o respectivo logo
e um dos requisitos para a manutenção da certificação é a participação em sessões de formação contínua organizadas pelo ICFML ou por diferentes instituições nos diferentes países de língua Portuguesa.
Sem certificação não existe profissionalização da mediação privada, e o ICFML acredita na qualificação de competências baseadas em standards internacionais.